COLOQUE O SEU COMENTARIO EM CADA POSTAGEM...OBRIGADO...!


''Imprensa'' tenta intimidar evangélicos

Os integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus encontraram na Justiça uma arma de defesa contra o preconceito religioso do qual têm sido vítimas. Mais de 50 membros recorreram à Justiça por sentirem-se ofendidos por uma reportagem publicada pela “Folha de S. Paulo”, e outros tantos começam a articular processos contra “O Globo”, do Rio de Janeiro pela mesma razão.
.
O corretor de imóveis Claudio Bendia é evangélico e mora no Rio de Janeiro. Ele, a mulher e a filha freqüentam a Igreja Universal do Reino de Deus há três anos e ficaram perplexos quando leram no “O Globo” a manchete: “Igreja Universal tenta intimidar jornalistas”. Ele ficou indignado ao ver que em vários trechos do texto, a Universal é classificada como seita. “Seita é movimento fechado. A IURD é aberta. Eu mesmo precisei de ajuda, procurei a igreja e fui atendido. Chamar de seita é discriminar”. Claudio decidiu entrar com uma ação na Justiça contra o jornal. A reação do corretor Claudio coincide com a de dezenas de membros diante de outra reportagem, publicada pela “Folha de S. Paulo” sob o título: “Universal chega aos 30 anos com império empresarial”.
.
Ao falar sobre as ofertas em dinheiro que sustentam a Igreja, a jornalista Elvira Lobato afirma: “Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais”. Mais de 50 membros entraram com ações pedindo indenização por danos morais. Todos dizem que foram atingidos pela insinuação de que o dinheiro do dízimo tem origem ilícita. São 56 ações movidas contra a “Folha de S. Paulo”. A previsão é que ocorram novas ações contra o jornal nas próximas semanas.Falar em seita “é discriminar” O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registra entre vários significados, que a palavra seita quer dizer “grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa, partido, bando ou facção”. O sentido preconceituoso da palavra é confirmado por Lucelmo Lacerda, especialista em História das Religiões: “A IURD não é um grupo pequeno e nem fechado. Associá-la com a palavra seita é uma forma de tentar marginalizá-la. É algo criado pela Igreja Católica para tornar herege qualquer movimento que não concorde com ela”.
.
Paulo Nogueira, doutor em ciência da religião concorda: a expressão usada pelo jornal “O Globo” é carregada de preconceito: “Sociologicamente, seita caracteriza um grupo pequeno, fechado, que não se relaciona com a sociedade. A Universal é diferente: está presente na mídia, na política, no trabalho social”. Segundo ele, quando se adota esse termo em relação a IURD, a intenção é pejorativa.
.
Imagem: Folha Universal / Fonte: Folha Universal

Continuar leyendo

''Lula'': quem escreve o que quer, ouve o que não quer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico ao defender o direito dos membros da Igreja Universal do Reino de Deus de recorrerem à Justiça ao se sentirem agredidos por reportagens dos jornais “Folha de S. Paulo” e “O Globo”, do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva durante uma visita oficial à Estação do Gasoduto Cabiúnas-Vitória, em Vitória, Espírito Santo, na última terça-feira (19), ele afirmou que as ações judiciais movidas contra os jornais não representam uma ameaça à liberdade de imprensa, e fazem parte da consolidação da democracia no País. “As pessoas escrevem o que querem, depois ouvem o que não querem”, disse o presidente. Na entrevista, Lula foi questionado pelo repórter da própria “Folha de S. Paulo” sobre a polêmica envolvendo os membros da IURD e o jornal. Os integrantes da Universal entraram com mais de 50 ações pedindo indenização por danos morais. O presidente apoiou a ação dos evangélicos, assinalando que é preciso ter responsabilidade na hora de informar.
.
Em resposta ao repórter da “Folha de S. Paulo”, se considerava que as ações na Justiça eram uma ameaça à liberdade de expressão, Lula respondeu o seguinte: “Não, até porque se a Igreja Universal utilizou o poder do judiciário, ela está usando um dos pilares da democracia para questionar o jornal”. E o presidente foi além: “A liberdade de imprensa pressupõe a imprensa escrever o que quiser, mas pressupõe também que a pessoa que se sinta atingida vá à Justiça para provar sua inocência. Não pode ter liberdade de imprensa se apenas um lado achar que está certo. Então a liberdade de imprensa pressupõe uma mistura de liberdade e responsabilidade. As pessoas escrevem o que querem, depois ouvem o que não querem”.
.
COMUNICADO À IMPRENSA
.
A Igreja Universal do Reino de Deus, entidade religiosa há 30 anos no Brasil, com mais de 5 milhões de fiéis e presente em 170 países, vem a público esclarecer que:
.
1. Fiéis de várias partes do País estão procurando a IURD para manifestar seu repúdio em relação às notícias classificadas como lamentáveis, publicadas por veículos de comunicação, especialmente no que se refere à origem e destinação de seus dízimos;
.
2. O dízimo é um aspecto da liberdade de crença consagrada pela Constituição Federal;
.
3. A IURD já ingressou com suas ações judiciais e não tem qualquer interesse de orquestrar e incentivar processos individuais por parte de seus fiéis;
.
4. A IURD respeita a liberdade de imprensa, os jornalistas e suas entidades representativas, porém, não admite que reportagens sejam usadas para ofensas de outras garantias constitucionais como a dignidade da pessoa humana, o acesso à Justiça, à liberdade de crença e à inviolabilidade da honra;
.
5. A Imprensa deve atuar com responsabilidade e não pré-julgar, manipular ou condenar precipitadamente;
.
6. A IURD não está à margem da sociedade. É uma entidade regularmente constituída, conforme a legislação brasileira, que deve ser respeitada como todas as outras denominações religiosas no estado democrático de direito. É inaceitável, que no uso de suas prerrogativas, a mídia utilize denominações ofensivas e preconceituosas como seita, bando e facção em referência à IURD;
.
7. A IURD apóia a posição de todas as entidades de classe quando está em questão a Democracia. A Imprensa, com responsabilidade, pode noticiar e os fiéis, da mesma forma, podem acessar a Justiça;
.
8. Cabe ao Judiciário, com a imparcialidade e independência que lhe são inerentes, a palavra final.
.
São Paulo, 19 de fevereiro de 2008.
Igreja Universal do Reino de Deus“Folha de S. Paulo” tem a primeira derrota A “Folha de S. Paulo” tentou juntar todas as ações em um único processo para facilitar a defesa. O pedido foi feito na cidade onde a primeira ação deu entrada: Jaguarão, no Rio Grande do Sul, mas o juiz recusou. O advogado Raul Ferri – que representa os membros da Igreja Universal que entraram com esta ação contra o jornal e a repórter (autora da matéria contra a IURD) –, explica: “Afirmar que esse dízimo pode ser esquentado, faz do ofertante um bandido em potencial.
.
E esse é o ponto de vista da repórter. Não há prova nenhuma”. A direção da empresa Folha da Manhã, que publica a “Folha de São Paulo” e a jornalista Elvira Lobato já foram notificadas de várias dessas ações. Na semana passada a jornalista não compareceu a uma convocação em Barra de São Francisco, no Espírito Santo, alegando que tinha compromisso em outra audiência, em Juazeiro, onde ela também não apareceu, o que pode significar desrespeito à Justiça.
.
A “Folha de S. Paulo” está sendo processada não apenas pelos membros, mas pela Igreja. São duas ações: uma na esfera cível, contra a “Folha de S.Paulo” e a jornalista Elvira Lobato, e outra, uma ação criminal somente contra a jornalista.
.
Trata-se de uma queixa crime baseada na lei de imprensa. Sobre a legitimidade das ações, o jurista Luis Flavio Gomes esclarece: “Toda a pessoa que se sente lesada nos seus direitos, sobretudo de imagem e reputação, tem direito de ir ao Judiciário e pedir uma indenização. O direito está garantido pela Constituição Brasileira”.
.
Imagem: Folha Universal / Fonte: Folha Universal

Continuar leyendo

No próximo sábado, dia 23/02, às 20h, o '''Programa Link Brasil'' estréia na RECORD NEWS

No próximo sábado, dia 23/02, às 20h, a RECORD NEWS apresenta a estréia do programa Link Brasil.
.
A nova atração, que contará com a apresentação de Eduardo Ribeiro, vai abordar diversos assuntos sobre tecnologia. Internet, telefonia, blogs, transmissão de imagens e sons são alguns dos temas que o Link Brasil vai apresentar.
.
Os telespectadores vão ficar por dentro de todas as novas tendências eletrônicas.
.
Imagem: Record News / Fonte: Record News

Continuar leyendo

''Liga dos Campeões da Europa'': Fenerbahçe e Sevilha com exclusividade na RECORD NEWS

Na próxima quarta-feira, dia 20/02, às 19h00, a RECORD NEWS transmite, com exclusividade, a primeira partida válida pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa entre Fenerbahçe (TUR) e Sevilha (ESP).
.
A partida contará com grandes estrelas brasileiras em campo. Pela equipe turca jogam Roberto Carlos, Deivid, Edu Dracena, Alex, Wederson e Marco Aurélio (que é naturalizado turco). Pelo lado do Sevilla, o artilheiro Luis Fabiano é o grande destaque. Daniel Alves, Renato e Adriano completam a lista de brasileiros do time.
.
O principal torneio de clubes do mundo também está na RECORD NEWS.

.
Imagem: Google / Fonte: Record News

Continuar leyendo

Economia & Negócios recebe profissionais de diversos segmentos

Mais do que jornalismo econômico: uma consultoria para o negócio dos telespectadores. Essa é a proposta do programa Economia & Negócios, comandado pela jornalista Fátima Turci.
.
Cada entrevista é uma prestação de serviço para administrar e gerenciar negócios. Empresários, executivos, analistas, economistas e personalidades de todos os setores da economia dão suas receitas de sucessos e fracassos.
.
Agenda de entrevistas da semana:

.
Nesta segunda-feira, dia 18/02, Fátima Turci entrevista Emerson Yoshimura, gerente da empresa Linksys no Brasil
.
Na terça-feira, dia 19/02, a entrevista é com o presidente da Qualcom, Marco Aurélio Rodrigues .
.
No dia 20/02, quarta-feira, o Economia & Negócios recebe Cristiano Oliveira, Diretor de Operações da Brasil Risk
.
Quinta-feira, dia 21/02, é vez de Fernando Von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Park, conversar com Fátima Turci
.
Na sexta-feira, dia 22/02, a atração apresenta a entrevista com Christian Barbosa, presidente da Tríade do Tempo.
.
Economia & Negócios vai ao ar de segunda a sexta, às 17 horas.
.
Imagem: Record News / Fonte: Record News

Continuar leyendo

''Entrevista Record Cultura'' é pé-quente com Escolas campeãs do Carnaval

O Entrevista Record Cultura relata o que é importante na cultura popular brasileira. Em janeiro deste ano, Arnaldo Duran, visando abordar o tema Carnaval, entrevistou os principais nomes das Escolas que conquistaram o título nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Neguinho da Beija-Flor e Tobias da Vai-Vai.

.
No próximo sábado, dia 09/02, às 22h, a RECORD NEWS irá reprisar as entrevistas dos campeões. Os telespectadores poderão acompanhar que as estratégias das Escolas estavam bem definidas e, de fato, deram certas.
.
Imagem: Google / Fonte: Record News

Continuar leyendo

''Beija-Flor'' é bicampeã do Carnaval do Rio

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o bicampeonato do Carnaval carioca depois de ter seu título do ano passado investigado pela Polícia Federal após suspeitas de que o resultado teria sido manipulado. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, que apurou as suspeitas de irregularidades no desfile, não conseguiu comprovar a manipulação no resultado de 2007.
.
Desde o início da apuração, a Beija-Flor tomou a liderança. O Salgueiro conquistou o 2º lugar, seguido da Acadêmicos do Grande Rio e da Portela. Este é o 11º título da escola. Nos últimos seis anos, ela faturou cinco títulos, com exceção de 2006, quando perdeu para a Vila Isabel.
.
O desfile da Beija-Flor trouxe o enredo do fenômeno solar na avenida e seus integrantes desfilaram com fantasias repletas de efeitos de luzes e cores radiantes.
.
As alegorias da agremiação mostraram palmeiras, pássaros de fogo e produtos e civilizações com peças de cerâmica. A expedição pelas matas à procura de minas de ouro e uma cidade feita com metal coloriram a avenida.
.
A Beija-Flor trouxe a influência portuguesa na Fortaleza de São José de Macapá. O governo do Estado do Amapá forneceu auxílio financeiro do desfile, considerado um dos mais luxuosos da história da escola.
.
''Apuração''
.
Nem a fraca chuva que caía no Rio de Janeiro foi capaz de afastar os torcedores das escolas na Praça da Apoteose, juntando uma multidão de cores e bandeiras. Depois de freqüentes deslizes, a Portela figurava entre as primeiras posições, mas no último momento viu sua força cair diante da Grande Rio, que alcançou a terceira posição.
.
O desfile das campeãs será realizado na noite deste sábado, com a participação das escolas que conseguiram os seis primeiros lugares. Além da Beija-Flor, desfilam o Salgueiro, Grande Rio, Portela, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense.
.
''Penalidades''
.
Ao contrário de São Paulo, duas escolas do Rio de Janeiro foram penalizadas. A São Clemente perdeu 0,5 ponto depois que a modelo Viviane de Castro perdeu o tapa-sexo de 4cm que usava no desfile e acabou sendo rebaixada para o Grupo de Acesso.
.
Até então uma das favoritas, a escola Acadêmicos do Grande Rio também perdeu um décimo dos pontos na apuração final, devido a um problema na oitava alegoria.
.
A vencedora do Grupo de Acesso foi a escola Império Serrano, que desfila com a elite do Carnaval carioca em 2009.
.
Imagem: Terra / Fonte: Terra

Continuar leyendo

''Império Serrano'' está de volta ao Grupo Especial

O Império Serrano venceu o Carnaval carioca do Grupo de Acesso A e está de volta ao Grupo Especial.
.
A escola ficou em primeiro lugar na classificação geral com 239,8 pontos, seguida pela Rocinha (239.1), Santa Cruz (238.9), Renascer (238.5), União da Ilha (238.4), Caprichosos de Pilares (237.9), Estácio (237.7), Império da Tijuca (234.7), Cubango (234.6) e Lins Imperial (234.6).
.
Sendo a última colocada, a Lins Imperial desfilará pelo Grupo de Acesso B no Carnaval 2009.
.
O Império Serrano foi a última escola a entrar na avenida pelo Grupo de Acesso A e era favorita ao título.
.
Defendendo o enredo Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim, dos carnavalescos Renato Lage e Marcia Lávia, a escola trouxe uma comissão de frente era formada por pessoas da comunidade que representava o Zé Carioca, personagem criado por Walt Disney depois de vir ao Brasil na década de 40.
.
Em sua estréia como primeiro intérprete, Gonzaguinha comandou o carro de som. Arlindo Cruz decidiu desfilar na última hora e levou com ele os amigos Andrezinho do Molejo e Maria Rita. O escritor Ruy Castro, autor da biografia que deu origem ao enredo, também participou do desfile.
.
Imagem: Terra / Fonte: Terra

Continuar leyendo

''Vai-Vai'' é campeã do Carnaval paulista

A Vai-Vai conseguiu o 13º título do Carnaval paulista na manhã desta terça-feira, após apuração das notas no sambódromo. A Camisa Verde Branco e a Águia de Ouro foram rebaixadas depois de receber notas entre 9,25 e 9,75 em quase todas as categorias.
.
Na passarela, a Vai-Vai se inspirou em peça de Antonio Ermírio de Moraes com o enredo Vai-Vai - Acorda Brasil. Na trama, um rapaz é morto pelo tráfico porque seu pai, evangélico, não o deixou estudar música erudita. O adolescente morreu por ter escolhido o caminho do crime. Para provar que a educação é a base de tudo, a agremiação também aborda o Instituto Bacarelli, que vem melhorando a vida de jovens da favela Heliópolis com a música no carro alegórico "A Saída é ter Esperança".
.
Em suas alegorias, a escola reproduziu uma favela com seus barracos, retratou a violência com o carro 'Minha arma por um Violino' e disparou críticas com a alegoria que abordava o cinismo das autoridades de Brasília. Representado por uma coruja, homens e mulheres desfilaram exibindo seus diplomas, em meio a erros de português e a escultura de um menino.
.
''A apuração''
.
Nem a garoa fria que caía na capital paulista foi capaz de afastar os torcedores das diferentes escolas da cidade. Os mais animados eram os amantes da Gaviões da Fiel que, ainda esperançosos pelo título, tiveram que ser isolados nas arquibancadas superiores, de modo a evitar conflitos com outras torcidas.
.
Até os momentos finais da apuração, o nome do vencedor era improvável. Durante a leitura das notas, a Mocidade Alegre seguiu a liderança, mas na última nota perdeu para a Vai-Vai, em uma diferença de 0,25.
.
Este ano, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo inovaram pelo luxo de suas alegorias, gigantes e cheias de referências, e fantasias de alas, com mais detalhes e sintonia com o tema apresentado.
.
Cada vez mais tradicional, o desfile lotou o sambódromo, que pela primeira vez dividiu suas torcidas em diferentes arquibancadas.
.
Este ano, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo inovaram pelo luxo de suas alegorias, gigantes e cheias de referências, e fantasias de alas, com mais detalhes e sintonia com o tema apresentado.
.
Cada vez mais tradicional, o desfile lotou o sambódromo, que pela primeira vez dividiu suas torcidas em diferentes arquibancadas.
.
''Retorno''
Depois do rebaixamento da Águia de Ouro e da Camisa Verde e Branco, as escolas Unidos do Peruche e Leandro de Itaquera voltaram ao Grupo Especial em 1º e 2º lugar, respectivamente. Ambas apresentaram enredos focados na história do negro no Brasil.
.
Imagem: Terra / Fonte: Terra

Continuar leyendo

''Empresário e artista'' Beto Carrero é enterrado em Santa Catarina

O empresário e artista Beto Carrero, 70, foi enterrado neste sábado no cemitério municipal de Penha (SC), por volta das 16h, em meio a uma rápida porém forte chuva de granizo, que pegou de surpresa a centena de presentes que acompanharam a descida do corpo. Pelo menos 1.500 pessoas seguiram o trajeto do féretro e acompanharam a cerimônia à distância, no cemitério municipal da Penha (SC).
.
O caixão de Carrero foi escoltado até o cemitério por cadetes da Academia da Polícia Militar, após um velório que se estendeu das 16h de sexta até o início desta tarde.
.
Segundo a Polícia Militar, pelo menos 10 mil pessoas compareceram ao velório do artista e empresário, no salão paroquial da Igreja de Penha. Entre elas, a filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Cordeiro Lula da Silva, que afirmou ser o empresário um dos maiores entusiastas na promoção do Estado.
.
Também compareceram ao velório autoridades, como o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o vice, Leonel Pavan (PSDB), que entraram no salão paroquial ontem carregando o caixão e também acompanharam o enterro. A assessoria de Carrero também registrou a presença do senador Delcídio Amaral (PT-MS).
.
A missa de corpo presente ocorreu no próprio salão paroquial, pelo padre Alcimir José Pinotto, vigário da paróquia da Penha.
.
O comediante Dedé Santana, que compareceu ao velório ontem às 23h e retornou hoje às 11h, afirmou que não tinha palavras para expressar sua tristeza. Amigo pessoal de Carrero, Dedé e o empresário faziam parte do quadro de personagens do programa "Dedé o Comando Maluco", no SBT, nos últimos anos.
.
Imagem: Folha Online / Fonte: Folha Online

Continuar leyendo

''Velório de Beto Carrero'' reúne 5.000; governador e vice carregam caixão


Autoridades, parentes e amigos lotam o salão paroquial da Igreja de Penha (SC), onde ocorre o velório do artista e empresário Beto Carrero, iniciado às 16h e com término previsto para 15h deste sábado (2).
.
O velório está aberto para visitação pública. Há filas no local. Ele será sepultado no cemitério da cidade, às 16h deste sábado. Está prevista também a celebração de uma missa.
.
O governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o vice Leonel Pavan (PSDB) entraram no salão paroquial carregando o caixão de Beto Carrero. A Polícia Militar estimou em 5.000 o número de pessoas no local do velório e redondezas.
.
"Ele era o pulmão do turismo catarinense, um verdadeiro garoto-propaganda e embaixador das potencialidades e do valor de nosso Estado", disse Pavan.
.
João Batista Sérgio Murad (nome de batismo do empresário) morreu na madrugada desta sexta-feira, vítima de um choque cardiogênico [quando o coração não consegue bombear o sangue para o restante do corpo adequadamente].
.
Ele havia sido submetido a uma operação cardíaca, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu. O corpo foi levado para o município de Penha (SC), onde fica o parque Beto Carrero World, fundado em 28 de dezembro de 1991.
.
Houve um cortejo fúnebre
de caubóis do parque até o local do velório. O empresário, que tinha 70 anos, deixa mulher e três filhos.
.
Imagem: Folha Online / Fonte: Folha Online

Continuar leyendo

Morreu na madrugada desta sexta (1º) Beto Carrero aos 70 anos em São Paulo

Morreu na madrugada desta sexta (1º) o empresário João Batista Sérgio Murad, mais conhecido Beto Carrero. O fundador do parque temático Beto Carrero World estava internado há dois dias em São Paulo e foi vítima de um choque cardiogênico [falha do coração ao bombear o sangue para o corpo] durante uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês.
.
João Batista Sérgio Murad nasceu em 9 de setembro de 1937 em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e trabalhou como músico sertanejo, apresentador em shows de rádio e publicitário, antes de fundar o parque temático Beto Carrero World, em 1991, em Santa Catarina.
.
O parque de diversões, idealizado após uma visita à Disney nos Estados Unidos, é o maior multitemático na América Latina, com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração, segundo o site oficial do local.Beto Carrero também trabalhou na televisão. Ele participou de "Os Trapalhões", teve um quadro fixo no "Domingo Legal", interpretou ele mesmo na novela "Ana Raio e Zé Trovão", exibida pela extinta TV Manchete em 1990.
.
Atualmente produzia e atuava no humorístico "Comando Maluco", do SBT, ao lado de Dedé Santana. O programa é gravado em cenários naturais de Santa Catarina e no parque temático do empresário. No cinema, Carrero integrou o elenco de "O Mistério de Robin Hood" --com Xuxa e Os Trapalhões-- e "Trapalhões no Reino da Fantasia"Beto Carrero será enterrado neste sábado na cidade de Penha, em Santa Catarina, onde está localizado o parque.
.
Imagem: UOL TELEVISÃO/ Fonte: UOL TELEVISÃO

Continuar leyendo